Você sofre com ronco intenso, interrupções frequentes durante o sono e falta de energia ao acordar?
A qualidade do sono está diretamente ligada ao seu bem-estar geral.
Sono - Apneia e Ronco
Aparelhos para Ronco e Apneia.
A apneia é uma das mais sérias doenças do sono. A apneia é o fechamento da passagem de ar pela garganta durante o sono, o que faz com que o paciente sofra pequenas paradas respiratórias nesses momentos.
O ronco é apenas uma das consequências
Ronco
O Ronco é um problema social sério, atingindo cerca de 30% das pessoas, alterando a convivência com o cônjuge (é causa de muitas separações) ou com amigos, geralmente tornando a pessoa que ronca alvo de brincadeiras.
É causado pela vibração dos tecidos da garganta em função da turbulência do ar à medida que as vias aéreas se estreitam.
Apneia
A Apneia do Sono é a obstrução das vias aéreas por alguns segundos durante a noite, pela aproximação dos tecidos da garganta, fechando a passagem do ar e impedindo a respiração.
Esta doença é muito grave porque está comprovado que reduz a oxigenação do sangue que provoca:
Impacto negativo na qualidade de vida;
Aumento do risco de AVC (derrame), infarto, hipertensão, diabetes tipo 2 e depressão;
Redução da capacidade intelectual (pela diminuição do sono REM);
Sonolência diurna (pesquisas comprovam maior número de acidentes de trânsito);
Doença periodontal (inflamação na gengiva com risco de perda dentária);
Perdas de memória, falta de concentração e foco, grande irritabilidade e dor de cabeça;
Refluxo do esôfago e secura na boca.
A Apneia pode ocorrer em adultos e crianças, tendo consequências graves para ambos.
Em crianças, esta doença está associada ao baixo desempenho escolar e alterações no crescimento facial.
APARELHOS INTRA ORAIS DE RONCO E APNEIA
Os aparelhos orais podem reduzir ou até eliminar o ronco e apneia do sono.
São de fácil adaptação, têm alto índice de aceitação do paciente e sucesso no tratamento. Para funcionarem corretamente, os aparelhos orais contra Ronco devem ser confeccionados por dentistas com conhecimento e treinamento em medicina do sono.
Alguns tratamentos
Depois de feitos os exames para diagnosticar a apneia e verificar o grau em que ela se encontra, é possível indicar o melhor tratamento para cada tipo de paciente. Em graus menos severos, o uso de aparelhos intraorais traz até 80% de resultados positivos. Ocorre redução no índice de apneia e, consequentemente, a oxigenação sanguínea cresce. Também há melhoras na qualidade do sono, já que acordará menos vezes durante a noite.
O aparelho mantém a mandíbula firmemente avançada, esticando os tecidos da garganta e deixando o caminho livre para a entrada de ar. Esse processo evita a ausência de oxigênio no corpo causada pela apneia. Evitando o ronco. Desta forma você respira de maneira adequada, acabando não só com o barulho, mas também com vários malefícios causados pela respiração bucal.
A apneia do sono pode ser diagnosticada por meio de um exame chamado de polissonografia. Ele é realizado em laboratórios de exames do sono, onde sua infraestrutura permite monitorar todos os aspectos de saúde da pessoa durante o sono.
Há várias maneiras de se tratar a apneia do sono. A escolha do método e do aparelho para apneia do sono dependerá do diagnóstico. Os métodos mais comuns são:
• Uso de um aparelho intra-oral para ronco – o aparelho intra-oral é um aparelho para apneia do sono desenvolvido de forma a se posicionar a mandíbula mais para a frente durante o sono. Assim, a garganta fica desobstruída e permite a passagem de ar, eliminando-se também o ronco.
do sono são: perder peso, evitar a obesidade, evitar dormir com a barriga para cima (dormir de lado é mais recomendável).
O ronco é provocado pela vibração que ocorre quando o ar enfrenta dificuldades ao passar pela garganta ou pelo nariz. Ele é um importante alerta para o estado do paciente, podendo ser um indicador de apneia do sono.
O ronco pode ser um indicador de apneia do sono, levando a pessoa ao risco de sofrer todas as suas consequências negativas, como apresentadas anteriormente.
Além disso, o ronco traz outras consequências, como o mau hálito e o aumento do ressecamento da boca (quando a pessoa respira pela boca intensamente) – sem contar os transtornos e incômodos às pessoas à sua volta.
A principal causa do ronco é a garganta flácida, ou seja, os músculos da garganta se reduzem, fazendo que haja o contato das suas paredes internas, gerando um ruído e uma vibração característicos.
Mas há vários outros fatores que podem levar ao estreitamento da garganta e à consequente dificuldade de se passar o ar e causar o ronco: fatores anatômicos como a obesidade, o queixo pequeno, o céu da boca no formato de ogiva, aumento das amídalas e da adenoide, a mordida estreita etc.
Estes problemas tendem a aumentar quanto mais avançada for a idade, quanto maior for o consumo de bebidas alcoólicas e o consumo de remédios para a ansiedade.
A apnéia do sono é uma doença prevalente. De acordo com estudos epidemiológicos, um em cada 4 adultos possuem grau de apnéia leve, enquanto um a cada 15 adultos apresentam sinais de apnéia moderada. Esta doença ainda afeta 1 a 3% das crianças e é muito mais prevalente em homens.
Comorbidades comuns associadas à SAOS
Diabetes – 50% dos diabéticos apresentam algum grau de apnéia;
Obesidade – 70% das pessoas com apnéia ou hipopnéia do sono são obesas e 70% dos obesos apresentam apnéia ou hipopnéia;
Hipertensão – 35% dos hipertensos têm apnéia do sono;
Insuficiência cardíaca – 50% dos pacientes com insuficiência cardíaca têm apneia do sono;
Infarto – 30% a 50% dos pacientes infartados têm apneia do sono;
Arritmia cardíaca e Fibrilação atrial – 50% dos pacientes com fibrilação atrial têm apnéia do sono;
AVC – 50% dos pacientes com AVC (Acidente Vascular Cerebral) têm apneia do sono;
Síndrome do ovário policístico (SOP) – mulheres com SOP têm 30 vezes mais risco que a população normal de desenvolver apneia do sono.
Logo, é recomendado fazer um exame de polissonografia para diagnóstico de apneia do sono nos pacientes com diabetes, obesidades, hipertensão, insuficiência cardíaca, infarto, fibrilação atrial e AVC (derrame cerebral), especialmente após os 60 anos e em pessoas acima do peso.
O Que Dizem Nossos Pacientes
Cristiane Mariano
24/07/2024
Excelentes profissionais e ambiente muito agradável!
Cristiano Moraes
21/06/2024
Excelentes profissionais com excelência no atendimento humanizado e diferenciado, faço questão de enaltecer o trabalho da Dra. Tânia e Dra. Isabelle e toda equipe, por tudo que fizeram durante todo o meu tratamento.
Ana Shirley Barradas Elena
12/06/2024
Excelente profissional, bastante delicada e comprometida com seu trabalho. Tânia se preocupa com a estética e as condições da saúde bucal. Admiro muito como pessoa e profissional! Parabéns Dra. Tânia 🙏🏼
Gean Felipe
22/04/2024
Ótimo atendimento de toda a equipe! A Dra Tania é uma excelente profissional. Recomendo muito!
Rosangela de Carvalho Carneiro
19/04/2024
Atendimento impecável! Respeito, humanidade e profissionalismo
João Felipe Bajer
12/04/2024
Mudaram o meu sorriso inteiro e ganhei mais autoestima. Dra Isabella me atendeu de forma excepcional e sou eternamente grato. Recomendo a todos
Myllena Guerra
12/04/2024
Maravilhoso! Desde o atendimento pelo WhatsApp, recepção até com as Doutoras. Excelente serviço, atendimento e ambiente.
Michael Codd
12/04/2024
Boa experiencia
José Carlos Marciano
09/04/2024
E a primeira vez que eu me sinto muito bem, numa clínica odontologia em campinas, excelentes equipe.
Recomendo Orny Odontologia.
Nossos pacientes se tornam amigos!
Nosso objetivo é que todos conquistem saúde bucal e um sorriso mais bonito!
Veja como foi a experiência da Luciana!
Assista até o fim e confira.
Toda a nossa equipe trabalha em conjunto para que você saia com seu melhor sorriso!
O Emerson se sentiu tao confortável durante seu tratamento que dormiu na cadeira!
Veja como foi a experiência dele.
Atendimento humanizado e sucesso no tratamento!
O se sentiu muito a vontade na sua experiência em nossa clínica!
Veja como ele ficou confortável e feliz com seu tratamento